quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Trabalhar: a melhor fonte de energia!
















Trabalho na Farmácia de um posto de Saúde em um bairro da periferia de São Paulo, nossa equipe atende, dispensa o medicamento e orienta os pacientes sobre a utilização correta dos medicamentos. Mas não estou aqui para escrever sobre como esse mecanismo funciona na parte operacional direta, mas sim dos bastidores!

Somos em 4 funcionárias: Eu, a Laura (maezona) , a Sônia(irmã mais velha) e a Monaliza (irmã mais nova), isso mesmo, somos uma família! Apelidamos a farmácia de Farmácia da Alegria, deu para imaginar o porque, né??

Do início ao termino do serviço é só alegria, só risada e é claro muitos sorrisos para atendermos os pacientes que muitas vezes não sabem ler ou não sabem escrever, diante de uma situação tão delicada, conseguimos com uma piada aqui ou uma brincadeira ali, arrancar um sorriso desses pacientes, onde para muitos o nosso próprio sorriso e a cura para a sua moléstia.

Pessoas carentes, que chegam na farmácia e acabam desabafando seus segredos, suas indignações, seus problemas, fatos que já ocorreram é foi preciso tomar um atitude de imediato, acolhendo, sendo apenas ouvinte e com um pedaço de papel aspero, enxugamos as lágrimas que insistem em descem pela face sofrida e marcante de uma pessoa que perdeu o brilho pela vida. No momento oportuno e através de palavras puras, amorosas, carinhosas, conseguimos fazer com que esse paciente volte dias depois sorrindo e agradecido.

Tem também filha que pende carecidamente um apoio, uma ajuda para que seja entregue o que for possível dos medicamentos utilizado continuamente pela sua mãe. Mas porque houve esse apelo? Simplesmente porque essa mãe esta indo de volta para o sertão de Paraíba e o local que entrega medicamento nesse região fica a 40km da casa onde essa senhora irá ficar e a filha com medo de que a mãe fique sem medicamento e em decorrencia disso, possa vir a falecer, foi até o posto e com lágrimas nos olhos apenas pronunciou. ¨AJUDE-ME¨

E aqueles pacientes que tomam medicamentos fora do horário prescrito, porque não sabem ler e os filhos ou parentes que moram com esses pacientes não perdem 5 minutos para administrar corretamente o medicamento.Quantas vezes foram necessário desenhar um ¨SOL¨ ( tomar medicamento de manhã) ou uma ¨LUA¨( tomar medicmento a noite) nas embalagens dos medicamentos!? Várias vezes, explicamos mais de 1000 vezes se for necessário, porque o nosso maior premio é receber o paciente no mês seguinte e saber que ele compreendeu e tomou ou passou corretamente os medicamentos.

Tem mães, pais, avós. avôs e várias histórias. Essa farmácia é um palco, onde todos os dias os atores e os autores de suas histórias, dão um show de alegria e lição de vida.

Estou realizada com a profissão que escolhi!

E não se esqueça: Consulte sempre seu FARMACEUTICO!


Laura, Sônia e Mona vocês são as melhores amigas, companheiras e equipe que alguém possa ter. Vocês são minha família. Obrigada, por me ensinarem a ser uma grande profissional!

Bjos no coração!

Nenhum comentário: